sexta-feira, 18 de março de 2011

INTERCAMBIO CULTURAL: ¡SALTEMOS LAS FRONTERAS! Artigo relata aspectos do Projeto de Interâmbio Cultural em seu 2º ano de realização


Clemência Gomes Costa
E.E. Profª Ana Maria das G. de S. Noronha
Marcio Lourenço Pereira
UNEMAT
Oscar Rocha Landívar
Colegio Mixto Mariscal Andrés de Santa Cruz – Bolívia

Este texto tem por objetivo tecer algumas reflexões acerca do Projeto de Intercâmbio Cultural Brasil-Bolívia que foi desenvolvido a partir de uma perspectiva interdisciplinar entre os alunos do ensino médio da E. E. Profª Ana Maria das Graças de Souza Noronha (Brasil) e Colegio Mariscal Andrés de Santa Cruz (Bolívia). Tendo como base a realidade sociocultural de ambas as escolas e sua proximidade em área de fronteira, o referido projeto procurou verificar os aspectos lingüísticos, históricos e geográficos a fim de promover uma integração entre estas instituições educacionais. Visando a continuidade das discussões realizadas em sala de aula a respeito dos povos chiquitanos, foi proposta uma aula campo às igrejas barrocas de San Ignacio de Velasco, San Miguel, San Rafael e Santa Ana com o objetivo de mostrar aos educandos como os chiquitanos, sob a influência e dominação jesuítica construíram templos católicos e reconstruíram uma identidade mestiça que configurou o que é hoje a arte barroca na América Latina. Declaradas pela Unesco como patrimônio histórico e cultural da humanidade, estas igrejas foram criadas em meados do século XVI com a vinda da Companhia de Jesus, que tinha por intuito catequizar os índios, no caso da Bolívia - mais precisamente na província de Velasco - com a formação da Missão de Chiquitos, fortalecendo, assim, a presença da religião católica. Durante a visitação procurou-se observar que a expressão artística não está isolada das demais atividades humanas e que está profundamente integrada à cultura dos povos chiquitanos, daí a importância de sensibilizar o educando para uma leitura crítica desse processo histórico, refletir sobre as contribuições desse ―legado jesuítico‖ bem como pensar a maneira pela qual esses povos foram explorados ao longo dos séculos.

PALAVRAS-CHAVE: Intercâmbio. Cultura chiquitana. Fronteira.

Homogeneidade do grupo Brasil-Bolívia em uma das igrejas
 do Roteiro Jesuítico de San Ignácio de Velasco/BO.


Um comentário:

  1. Muito interessante seu trabalho ,pois mostra que paises tão próximos geograficamente possuem culturas tão distintas, porém, riquíssimas. Sem falar da possibilidade desses jovens em trocarem experiências , aprendendo e conhecendo , enriquecendo de uma forma positiva o senso cultural destes. Continue postando seus trabalhos , continue trocando experiências...

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