sexta-feira, 18 de março de 2011

DIVERSIDADE CULTURAL: NOSSA IDENTIDADE - Artigo relata as experiências durante o 1º ano do "Projeto de intercâmbio Brasil-Bolívia

Clemência Gomes Costa
Marcio Lourenço Pereira
Dionila Gomes Tavares
E.E. Prof. Ana Maria das G. de S. Noronha – Cáceres/MT.

Este trabalho teve escopo de divulgar a experiência do projeto interdisciplinar nas áreas de Língua Espanhola e Geografia na forma de intercâmbio cultural desenvolvido pela Escola Estadual Professora Ana Maria das Graças de Souza Noronha (Brasil) e o Colégio Mariscal Andrés, de Santa Cruz (Bolívia), que teve por objetivo principal verificar a incidência de fatores lingüísticos, históricos, geográficos e socioculturais com um olhar, principalmente, voltado para a questão da educação em região de fronteira. A metodologia empregada envolveu leitura de teóricos acerca do tema e visita in loco à cidade de San Matias (Bolívia), que se encontra aproximadamente a 90 km da cidade de Cáceres/MT. Os alunos brasileiros tiveram a oportunidade de observar na prática conceitos como divisão territorial, história do povo Chiquitano, a diversidade linguística do espanhol falado na América Latina, as semelhanças e diferenças entre o oriente e o ocidente boliviano. Desta forma, o projeto de intercâmbio cultural Brasil – Bolívia resultou em dois encontros interculturais entre os alunos do último ano do ensino médio de ambas as escolas. Acreditamos que o conhecimento de uma língua estrangeira, em particular o Espanhol, pode levar o aluno a se ver e se constituir como sujeito a partir do contato com o outro e da exposição ao outro, à diferença, ao reconhecimento da diversidade cultural e linguística que circunda a região de fronteira entre o Brasil e a Bolívia. Ao término das duas etapas do projeto, observamos que houve uma significativa mudança em relação à forma de pensar dos alunos brasileiros, haja vista que os mesmos reproduziam um discurso preconceituoso e estereotipado, instigado na maioria das vezes pela mídia em relação ao país vizinho.

Palavras-Chave: Intercâmbio Cultural. Fronteira. Estereótipo.


Grupo brasileiro após apresentação de alguns aspecctos
 da cultura matogrossense.

Um comentário:

  1. Oi Professor Marcio, eu achei seu projeto de intercâmbio muito bom. Sair para outro país e aprender o que a gente só via em sala de aula É muito interessante. Seria bom se tivessemos algo pelo menos parecido aqui na minha escola. Parabéns...Esperamos voce por aqui...inté...

    ResponderExcluir