Clemência Gomes Costa
E.E. Profª Ana Maria das G. de S. Noronha
Marcio Lourenço Pereira
UNEMAT
Oscar Rocha Landívar
Colegio Mixto Mariscal Andrés de Santa Cruz – Bolívia
Este texto tem por objetivo tecer algumas reflexões acerca do Projeto de Intercâmbio Cultural Brasil-Bolívia que foi desenvolvido a partir de uma perspectiva interdisciplinar entre os alunos do ensino médio da E. E. Profª Ana Maria das Graças de Souza Noronha (Brasil) e Colegio Mariscal Andrés de Santa Cruz (Bolívia). Tendo como base a realidade sociocultural de ambas as escolas e sua proximidade em área de fronteira, o referido projeto procurou verificar os aspectos lingüísticos, históricos e geográficos a fim de promover uma integração entre estas instituições educacionais. Visando a continuidade das discussões realizadas em sala de aula a respeito dos povos chiquitanos, foi proposta uma aula campo às igrejas barrocas de San Ignacio de Velasco, San Miguel, San Rafael e Santa Ana com o objetivo de mostrar aos educandos como os chiquitanos, sob a influência e dominação jesuítica construíram templos católicos e reconstruíram uma identidade mestiça que configurou o que é hoje a arte barroca na América Latina. Declaradas pela Unesco como patrimônio histórico e cultural da humanidade, estas igrejas foram criadas em meados do século XVI com a vinda da Companhia de Jesus, que tinha por intuito catequizar os índios, no caso da Bolívia - mais precisamente na província de Velasco - com a formação da Missão de Chiquitos, fortalecendo, assim, a presença da religião católica. Durante a visitação procurou-se observar que a expressão artística não está isolada das demais atividades humanas e que está profundamente integrada à cultura dos povos chiquitanos, daí a importância de sensibilizar o educando para uma leitura crítica desse processo histórico, refletir sobre as contribuições desse ―legado jesuítico‖ bem como pensar a maneira pela qual esses povos foram explorados ao longo dos séculos.
PALAVRAS-CHAVE: Intercâmbio. Cultura chiquitana. Fronteira.
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Homogeneidade do grupo Brasil-Bolívia em uma das igrejas do Roteiro Jesuítico de San Ignácio de Velasco/BO. |
Muito interessante seu trabalho ,pois mostra que paises tão próximos geograficamente possuem culturas tão distintas, porém, riquíssimas. Sem falar da possibilidade desses jovens em trocarem experiências , aprendendo e conhecendo , enriquecendo de uma forma positiva o senso cultural destes. Continue postando seus trabalhos , continue trocando experiências...
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